Permaneça jovem e saudável
bebendo Vinho Tinto
Desde os tempos antigos, sabemos que o vinho tem propriedades que são ótimas para a saúde, quando ingerido de forma correta e moderada. Os antigos gregos e romanos usavam o vinho para fins medicinais. Desde os franceses, esse paradoxo vem sendo discutido e a ideia que a ciência evidenciou de que o vinho tem muitas propriedades saudáveis - quando bebido moderadamente, de uma a duas taças por dia - ganhou grande proporção e agora é levada a sério até mesmo por médicos que, anteriormente, ignoravam e zombavam dessa ideia. Em maio de 1995, o Jornal Britânico de medicina publicou um estudo no qual aproximadamente 13.000 homens e mulheres, entre 30 e 70 anos, foram acompanhados durante 12 anos.
   

O estudo mostrou que aqueles que bebiam demais tiveram um aumento de 34% de mortalidade, enquanto aqueles que bebiam 3 - 5 taças de vinho tiveram 49% de redução nessa taxa, comparado aos que nunca bebiam o vinho. Agora, uma equipe de cientistas pesquisadores da Escola Medicinal de Harvard e o Laboratório de Pesquisas BIOMOL (uma companhia da Pensilvania), fez uma descoberta que reforça ainda mais a reputação do vinho como um bom aliado à vida saudável. Uma nova pesquisa, conduzida pela Universidade da Flórida, mostrou que a composição do vinho tinto possui propriedades "antienvelhecimento, anticarcinogênico, anti-inflamatório e antioxidante".


Qual é o segredo?
Todo o segundo nós produzimos muitos e muitos radicais livres, moléculas com elétrons não-pareados, que estão a procura de um elétron de outra molécula do corpo para poder parear e então gerar novos radicais livres, causando danos ao tecido numa espécie de reação em cadeia. Esses radicais livres são um espaço de subprodutos de produção de energia e uma fuga de células que produzem energia, chamada mitocôndria. Além disso, somos expostos a radicais livres do ambiente, alimentação e maus hábitos, como o fumo. Os radicais livres são os principais responsáveis pelo envelhecimento, diabetes, problemas cardíacos e alterações da pele, como rugas e algumas ainda mais sérias, como o câncer de pele.

Os antioxidantes são substâncias que ajudam a proteger as células mais delicadas do efeito nocivo dos radicais livres, que tem como causa o tabaco e a exposição ao sol, por exemplo. Nos últimos tempos, existe um grande interesse da mídia sobre os benefícios do vinho tinto para a saúde. Não é apenas o álcool do vinho que oferece benefícios, mas também os antioxidantes, o polifenol, Anthocyanidins, resveratrol. O Resveratrol, em particular, tem demonstrado ser um potente antioxidante (aproximadamente 20 a 50 efetiva quanto a vitamina C isolada) e age sinergicamente com a vitamina C, acentuando ambos os efeitos.

O Resveratrol e os outros bioflavonóides e polifenóis estão presentes aos montes nas folhas, ramos e casca da árvore de uvas dos quais são feitos os vinhos. O resveratrol também é encontrado em sucos de uva, amendoim e algumas frutas de baga, como blueberry, mirtilo e e oxicoco. No entanto, o vinho tinto possui maior concentração devido a forma como é produzido. O Instituto Linus Pauling da Universidade de Oregon explica porque o vinho tinto possui maiores concentrações do que os outros vinhos. O tempo de fermentação no qual o vinho fica em contato com a pele da uva é determinante para o nível de resveratrol que ele irá conter. Sendo assim, o vinho tinto, que é fermentado com a pele, semente e ramos, tende a conter uma quantidade muito maior de substâncias benéficas do que o vinho branco, que é fermentado apenas com o suco da uva.

Por que não podemos apenas beber vinho de suco de uva? O segredo por trás disso é que esse suco pressionado tem de ser amadurecido em barris especiais de carvalho ou que contenham carvalho. Atualmente, na Europa e nos EUA, começaram a ser produzidos vinhos brancos usando a pele da uva. Esses vinhos brancos mantêm a cor e o sabor, mas possuem um teor maior de resveratrol do que os vinhos tintos.

O resveratrol tem demonstrado possuir efeitos anticoagulantes que previnem a formação de trombo nos vasos. A formação de trombo que bloqueia os pequenos vasos sanguíneos são as prováveis causas de ataques do coração e derrames. Resveratrol é o primeiro medicamento natural a mostrar sólidas evidências de bloquear ou ajudar a conter alguns estágios do câncer. Resveratrol não só previne o câncer, mas também funciona como tratamento paralelo; é um agente de ampla gama que contem o câncer de diferentes maneiras, bloqueando o estrógeno e andrógeno para a modulação dos genes. A incidência de problemas cardíacos e câncer na população que consome vinho tinto é incrivelmente menor do que nas populações que não consomem, ainda que a dieta seja mais calórica.

Em março de 2007 foi publicado um estudo no jornal "Circulation", no qual pesquisadores testaram os efeitos do resveratrol em inflamações nas células dos músculos do coração de ratos. Foi descoberto que o resveratrol diminuiu a inflamação em três semanas. Resveratrol também mostrou promover a formação de dendrites no cérebro, melhorando a memória e a concentração. Will Block, um cientista americano, mencionou que a descoberta dos componentes do vinho tinto apontam para a pesquisa Holy Grail de envelhecimento. No que diz respeito ao resveratrol, não há ninguém que entenda mais sobre o assunto do que David Sinclair. Sua pesquisa sobre a substância e o envelhecimento está se tornando a base para estudos futuros em diversos campos da medicina científica. Juntamente com seu colega V. Guarente, descobriu efeitos benéficos do resveratrol a longo prazo, começando pelas leveduras. Experimentos mostraram que a substância possui diversas maneiras de melhorar a saúde e propriedades que se aplicam a diferentes tipos de organismos, além de mostrar o aumento da atividade do gene SIR2. Os genes SIR2 são conhecidos como genes duradouros e acredita-se que sua proposta evolucionária esteja aliada ao reparo do DNA em tempos de estresse, permitindo que a vida continue sem maiores problemas após esses períodos.

A Pinot Noir (um tipo de uva tinta), de áreas com climas amenos, mostrou ser favorável por possuir o maior nível de resveratrol, mas muitos produtores de vinho estão trabalhando para conseguir maior nível de resveratrol em suas uvas.

Algumas palavras para os sábios
Nas bebidas que contém álcool, a linha entre a moderação e o abuso é tênue, e a transição dos benefícios do uso moderado para a maior preocupação com a saúde é uma descida íngreme. Se você bebe com moderação - não mais do que uma ou duas taças de vinho por dia, ou o equivalente de álcool (mas em outras bebidas), bom para você; você tem o controle, irá colher os bons frutos e benefícios à sua saúde que o consumo moderado pode oferecer. Se você bebe em excesso, no entanto, você está danificando sua saúde em vários aspectos e colherá os maus resultados no futuro.

Se você não consome bebidas alcoólicas por algum motivo, tomar resveratrol em cápsulas, todos os dias, pode não ser tão prazeroso como tomar uma taça de vinho, mas pode lhe oferecer o mesmo resultado benéfico a saúde.

Por Dr. Michael Klentze

 

 








O Iucap está presente nas mídias sociais. Siga-nos e fique por dentro das novidades!